Autores

Ana Paula da Costa Carvalho de Jesus

Ana Paula da Costa Carvalho de Jesus

Ana Paula da Costa Carvalho de Jesus é mestre em literatura e crítica literária, professora de ensino fundamental, graduação e cursos de extensão. Presta assessoria de literatura infantil para escolas e editoras.

Ana Rüsche

Ana Rüsche

Ana Rüsche é escritora e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou cinco livros, entre eles o romance Acordados (Demônio Negro, 2007). Seu último livro é Furiosa (poesia, 2016). Fez a tradução do título Blacksad - Amarillo para o português para a SESI-SP Editora

André Caramuru Aubert

André Caramuru Aubert

André Caramuru Aubert é bacharel e mestre em história pela Universidade de São Paulo (USP). É colaborador do jornal Rascunho, para o qual seleciona e traduz, todos os meses, os poemas de algum poeta estrangeiro. Tem publicados dois livros de poemas: Outubro / Dezembro e As cores refletidas nas lentes dos seus óculos escuros, ambos pela Patuá; e cinco romances, entre os quais Poesia chinesa, pela SESI-SP Editora. Atualmente trabalha em um novo livro de poemas e um novo romance, além de coordenar as edições brasileiras dos quadrinhos de Rodolphe Töpffer, dos quais os três primeiros – Monsieur Jabot (1833), História de Monsieur Cryptogame (1845) e Monsieur Trictrac (1830) – foram lançados pela SESI-SP Editora.  

André Carrico

André Carrico é ator e pesquisador de comédia popular, doutor em artes pela Unicamp, autor da tese “Os Trapalhões no Reino da Academia: Revista, Rádio e Circo na poética trapalhônica”. Colaborou na tradução do livro Mistero Buffo, da SESI-SP Editora.

Arnaldo Niskier

Arnaldo Niskier

Arnaldo Niskier é acadêmico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e ocupa a cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro – CIEE Rio. Foi apresentador do programa Frente a Frente na Rede Vida de Televisão.

Bernardo Ajzenberg

Bernardo Ajzenberg

Bernardo Ajzenberg nasceu e vive em São Paulo. Escritor, tradutor e jornalista, é autor dos romances Minha vida sem banho (2014), Duas novelas (2011), Olhos secos (2009) e Variações Goldman (1998), além do livro de contos Homens com mulheres (2005), todos publicados pela editora Rocco, entre outras obras.

Bianca Santana

Bianca Santana

Bianca Santana é escritora e jornalista, autora do livro Quando me descobri negra (SESI-SP Editora, 2015) e colunista da revista Cult. Doutoranda em ciência da informação e mestra em educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Bruno Ghetti

Bruno Ghetti

Bruno Ghetti é jornalista e crítico de cinema graduado pela UFRJ, com mestrado em estudos cinematográficos pela Université Paris Diderot (Paris VII). Já passou pela Folha de S.Paulo, Revista de Cinema e Metro e cobriu os principais festivais de cinema (Berlim, Cannes e Veneza) para o UOL e revista Cult. Assina o blog Abrir o Olhar (www.abriroolhar.com.br).

Cadão Volpato

Cadão Volpato

Cadão Volpato escreveu oito livros de ficção e gravou sete discos com os grupos Fellini e Funziona Senza Vapore, e um disco solo, Tudo que eu quero dizer tem que ser no ouvido. Seu romance Pessoas que passam pelos sonhos (Cosac Naify) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2014.

Caio Tozzi

Caio Tozzi

Caio Tozzi é escritor, jornalista e roteirista. Para o público infantojuvenil, escreveu Tito Bang!, Boa sorte, Dante, Procura-se Zapata e O segredo do disco perdido. É também criador, roteirista e codiretor de documentários que falam sobre a importância da arte para as pessoas, como “A vida não basta” e “Ele era um menino feliz”.

Camilo Gomide

Camilo Gomide

Camilo Gomide é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestrando em literatura e crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Carlos Augusto Decúpero

Carlos Augusto Decúpero nasceu em Santo Antônio de Pádua (RJ), em 1950. Autodidata, participa, desde 1978, de concursos nacionais e internacionais de fotografia. Ilustrou as capas de dois livros sobre folclore editados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Foi selecionado pelo Banco de Talentos, nas categorias: Contos, em 1995, 1997, 1999 e 2001; Pintura, em 1998; e Fotografia, em 1996, 1998 e 2000.

Carlos Castelo

Carlos Castelo

Carlos Castelo é escritor e letrista. Lançou onze livros, entre eles o romance policial Damas turcas (Global), a coletânea de crônicas Clássicos de mim mesmo (Matrix) e o volume de máximas e aforismos Orações insubordinadas (Ateliê Editorial). Também é colunista do jornal O Estado de São Paulo (Crônica por quilo) e escreve crônicas e resenhas sobre livros na revista Bravo!

Carlos Frederico Barrére Martin

Carlos Frederico Barrére Martin nasceu em São Caetano do Sul (SP). É poeta e doutor em letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Traduziu para as Edições SM os livros infantojuvenis Branca de Neve (2011) e Moby Dick (2013). Moby Dick foi selecionado como tradução Altamente Recomendável FNLIJ 2014, na categoria Tradução/Adaptação Criança. Publicou o livro de poesia Limiar (2014) pela editora Patuá.

João Anzanello Carrascoza

João Anzanello Carrascoza

João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, São Paulo. Publicou os livros de contos Hotel solidão, O vaso azul, Dias tardes, Meu amigo João e Dias raros, dos quais foram selecionadas as histórias que compõem O volume do silêncio. Suas histórias foram traduzidas para diversos idiomas. Recebeu os prêmios Jabuti, APCA, FNLIJ e os internacionais Guimarães Rosa (Radio France) e White Ravens (International Youth Library Munich).

Claudio Giordano

Claudio Giordano

Cláudio Giordano é tradutor e fundador da Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes. Pela SESI-SP Editora publicou Apontamentos de leitura.

Del Candeias

Del Candeias é bacharel em português e alemão, mestre e doutor pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP). Estreou na literatura intantojuvenil com A Flauta mágica e o livro da sabedoria (SESI-SP Editora). A obra recebeu, em 2016, o segundo lugar do Prêmio Jabuti, na categoria Adaptação, o Prêmio FNLIJ 2016 e o selo “Altamente Recomendável”, ambos na categoria reconto, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Domingos Pellegrini

Domingos Pellegrini

Domingos Pellegrini é escritor, com mais de sessenta livros publicados de contos, romances, crônicas, teatro, biografia, poesia, juvenis e infantis. Ganhou, entre outros, seis Prêmios Jabuti.

Evandro Affonso Ferreira

Evandro Affonso Ferreira

Evandro Affonso Ferreira é autor de vários romances, entre os quais Minha mãe se matou sem dizer adeus, prêmio APCA de melhor romance; O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotherdam, Prêmio Jabuti de melhor romance do ano; Os piores dias de minha vida foram todos, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e terceiro lugar no Prêmio Jabuti.

Fábio Piperno

Fábio Piperno é jornalista, foi colaborador do caderno Veículos da Folha de S.Paulo e trabalhou por quase uma década no Grupo Bandeirantes, passando pelos canais Bandsports e Bandnews, na rádio Bradesco Esportes e na TV Minuto. Pela SESI-SP Editora publicou o livro Jogada política no esporte.

Gloria Pondé

Gloria Pondé nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1948-2006). Doutora em literatura brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi, por mais de vinte anos, professora na rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Publicou livros de crítica literária e ensaios no Brasil e no exterior, bem como coordenou vários projetos editoriais. Foi uma das pioneiras no estudo da literatura infantil brasileira.

Ivana arruda leite

Ivana arruda leite

Ivana Arruda Leite nasceu em 1951, em Araçatuba (SP); é mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou três livros de contos, Histórias da mulher do fim do século, Falo de mulher e Ao homem que não me quis; uma novela, Eu te darei o céu - e outras promessas dos anos 60; e dois romances, Hotel novo mundo e Alameda Santos. Participou de inúmeras antologias. É autora de livros infantis e infantojuvenis.

João Kulcsár

João Kulcsár

João Kulcsár tem mestrado em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra (1996-7) como bolsista do The British Council. Foi professor visitante na Universidade de Harvard (2002-3) como bolsista da Comissão Fulbright. É professor do Senac-SP desde 1990. É autor do livro Herança compartilhada, com Matthew Shirts (Editora Sesc-SP e Senac-SP). É organizador do livro Retratos de Imigrantes, da SESI-SP Editora.

João Lara Mesquita

João Lara Mesquita é músico de formação, jornalista e fotógrafo. Entre 1982 e 2003, foi diretor da Rádio e Estúdio Eldorado, pertencentes ao Grupo Estado. Membro fundador (e conselheiro) do Núcleo União Pró-Tietê, ligado à Fundação SOS Mata Atlântica, ONG que desde 1990 comanda a campanha pela despoluição do rio Tietê. Foi conselheiro do Greenpeace de 2001 a 2004. Capitão amador, acumula mais de 60 mil milhas navegadas. Mais informações no site: marsemfim.com.br/