Artes cênicas

Artes cênicas

Teatro do Sesi-SP: Há cinquenta anos levando cultura e arte à população brasileira

por

Já se passaram 50 anos desde a estreia da montagem A Cidade Assassinada, de Antônio Callado, o primeiro espetáculo da história do Teatro Popular do Sesi, ainda no Teatro Maria Della Costa, na capital paulista. Mesmo tanto tempo depois, o projeto, idealizado pelo diretor e crítico teatral Osmar Rodrigues Cruz, continua a desempenhar um papel […]

Artes cênicas

A graça de Dario Fo

por

Autor de um teatro tão crítico quanto popular, o Nobel de literatura italiano retrata as contradições e injustiças da humanidade. Fazendo coro a escritores, jornalistas e, quem sabe, até mesmo o papa, em 7 de dezembro de 1997 um italiano alto e de cabelos brancos se dirigia indignado ao comitê do Prêmio Nobel de Literatura: […]

Artes cênicas

A história do figurino revisitada

por

Os 50 anos do Teatro Popular do sesi-SP entram no universo dos figurinos e livro resgata importância da caracterização para a dramaturgia. “É a máscara que esconde o indivíduo-ator. Protegido por ela, pode despir a alma até o último, o mais íntimo detalhe”. A descrição feita pelo ator, diretor e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938) […]

Artes cênicas

Fauzi arap e seus discípulos

por

Como ator profissional, Fauzi Arap (1938-2013) trabalhou durante um período relativamente curto, dos 23 aos 29 anos de idade. Destacou-se em montagens do grupo Oficina, sob direção de José Celso Martinez Corrêa, como as de A vida impressa em dólar (1961), do americano Clifford Odetts, sua estreia nos palcos, e de Pequenos burgueses (1963), do […]

Artes cênicas

Cacildis! Mussum e o palhaço negro no Brasil

por

De boné de peão, calça verde e camisa rosa, jeito desengonçado de andar e gesticular, entre sorridente e irritado, lá vem o Mussum. Seu chapéu tem o modelo dos pedreiros que se protegem do sol e dos pintores de construção, que se defendem dos respingos de tinta. Sua camisa listrada traz as cores da Mangueira. […]

Artes cênicas

O palhaço arquetípico − Pagliacci e os vinte anos do LaMínima

por

Somos ensinados a não fracassar nunca, mas o palhaço deve fracassar e, então, sobreviver. Avner, o Excêntrico Era a tarde de uma segunda-feira chuvosa e cinza, o que criava um imenso contraste com o colorido que pulsava na decoração com motivos circenses do Centro da Memória do Circo, na Galeria Olido, no centro de São […]